
Formação Acadêmica
- Mediadora do PEI – Programa de Enriquecimento Instrumental – Tecnologia de Estimulação Cognitiva focada na organização e fortalecimento do raciocínio organizado em atividades que visam o enriquecimento das funções cognitivas e executivas – Feuerstein Institute – Israel – Instituto CBM Brasil;
- OIPR (Organisation Internationale de Psychomotricité Et de Relaxation) – Paris/França CIST Nº17569;
- Instituto Superior de Psicomotricidade e Educação – ISPE-GAE-SP;
- Intervenção para uma melhor Harmonia Psicomotora – CISERP – Verona/Itália;
- Especialista em Pedagogia Aplicada à Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Histórico Profissional
- FUNDADORA
Clínica Psicomotora Vania Araujo 2018 – atualmente - MEDIADORA – Estimulação Cognitiva – PEI
- PSICOMOTRICISTA
- PEDAGOGA
Escola Lourenço Castanho 2014-2019 / Escola Móbile 2006-2013
Trabalho Realizado
Projeto Terapêutico Psicomotor
Este vídeo mostra o trabalho e o desenvolvimento motor e cognitivo de uma paciente com uma síndrome genética rara, nomeada Síndrome de Kabuki. As sessões terapêuticas psicomotoras contribuem para a qualidade de vida da paciente, que apresenta um atraso de desenvolvimento global nas áreas: motoras, cognitivas e afetivas.
Assista outros vídeos clicando nas imagens abaixo!
O cérebro necessita de grandes populações de neurônios, atuando de forma coordenada para representar e gravar uma memória a partir das experiências realizadas através do corpo. O hipocampo (área chave da memória corporal) permite transformar lembranças e experiências diárias, em conhecimento e ideias. Representação gráfica partindo do corpo e escrita na lousa trabalhando a articulação do ombro projetando a letra na horizontal.
Atividade terapêutica de organização espacial, estimulação da consciência da relação do corpo com o meio em que está inserido, escuta atenta, atenção sustentada, ritmo da marcha e equilíbrio. Quando a atividade propicia deslocamentos em um campo espacial limitado, à medida que se vai utilizando mais, cria-se um campo espacial próprio que ao ser estimulado da origem a uma modificação cognitiva permanente.
Esta atividade terapêutica de praxia fina, movimento de pinça, trabalha habilidades como: dissociação de dedos, tonicidade, coordenação de forma ordenada dos pequenos músculos dos dedos. Este trabalho psicomotor realizado no acompanhamento terapêutico, possibilita o desenvolvimento adequado para o aprendizado prazeroso da escrita da criança na fase escolar.